Três dias de uma intensa agenda de trabalho na Província do Huambo. Visitou o Cachiungo e lá, presidiu o Fórum Provincial da Mulher Rural, tendo reafirmado: “as mulheres podem contar comigo”
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, já está de regresso à capital do país, após cumprimento, durante três dias, de uma intensa jornada de trabalho na província do Huambo.
Esperança da Costa visitou todas as unidades orgânicas da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), o Politécnico e manteve um encontro com a comunidade académica. Visitou ainda o Complexo de Ensino Especial do Huambo e o Hospital do Cambiote.
No último dia, de uma jornada de três dias, trabalhou no município do Cachiungo, onde presidiu o Fórum Provincial da Mulher Rural. Participaram do evento 200 mulheres dos 11 municípios do Huambo. Apresentaram o quadro real dos seus municípios, falaram de dificuldades e indicaram caminhos para as soluções necessárias à vida de qualidade e bem-estar. A VPR tomou boa nota!
Na sequência, visitou a Estação de Tratamento de Água, que prevê beneficiar 15 mil famílias.
No quadro da Comissão Nacional para a Salvaguarda do Património Cultural, por si coordenada, Esperança da Costa visitou a Missão Evangélica do Dondi, onde está a ser erguido um Campus Universitário, com uma lógica voltada ao empreendedorismo e inovação nas áreas da agricultura, artes e ofício, nas ciências de saúde e Teologia. O estabelecimento vai contar com mais de 40 salas de aulas e albergará mais de cinco mil estudantes.
Acompanharam a visita de trabalho da VPR ao Huambo, a Governadora Lotti Nolika, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Inovação e Tecnologia, Maria do Rosário Bragança, os Secretários de Estado do Ambiente, das Águas, da Agricultura, bem como os Secretários de Estado para Saúde Pública e da Administração do Território e a magnífica Reitora da UJES.